Você sabe o que é o sistema Isofix?

 

 

A segurança no trânsito é um assunto indispensável, seja para adultos ou crianças. Mas, a preocupação é em dobro quando se trata dos pequenos. A Lei da Cadeirinha Brasileira contempla crianças de 0 a 10 anos e prevê medidas protetivas para o transporte de crianças dentro dessa faixa etária.

Pela lei atual, crianças de até 1 ano devem ser transportadas de costas no bebê conforto, de 1 a 4 anos na cadeirinha presas com o cinto de segurança, de 4 a 7 anos com acento de elevação no banco de trás e cinto de segurança e de 8 a 10 anos no banco de trás com cinto. O não cumprimento da lei pode gerar multa de até R$293,47 e retenção do veículo.

O que é o Sistema Isofix?

O sistema isofix é um sistema internacional de fixação de cadeirinhas para automóveis. Esse sistema fixa a cadeirinha ao chassi do carro, fornecendo mais segurança para o pequeno passageiro. O sistema consiste em dois pontos de ancoragem na parte inferior das costas do banco traseiro do veículo.

Segundo o Royal Automobile Club da Espanha (RACE), o Isofix é “um sistema de ancoragem que regula a instalação de um banco de segurança infantil e reduz os riscos de erros no uso” (Leia Aqui). 

Todos os carros possuem o Sistema isofix?

Não, os carros mais antigos não possuem o sistema. O isofix foi criado em 1997 e em 2001 os Estados Unidos regulamentaram o sistema, que se tornou obrigatório em todos os novos veículos. No Brasil a medida foi tomada apenas neste ano, em janeiro de 2018 passou a ser obrigatório que os novos projetos de veículos venham equipados com o sistema.

O ideal é que antes de comprar uma cadeirinha, o responsável verifique se seu carro é compatível, o isofix deverá ser universal, mas atualmente nem todos os assentos sem encaixam nos conjuntos de montagem do sistema Isofix.

Quais as vantagens do Sistema Isofix?

Estamos totalmente cientes das dificuldades ao se instalar uma cadeirinha, correto? Apesar de parecer simples, na prática nós ficamos apreensivos sobre sua eficiência. Será que está bem preso? Será que é totalmente seguro? Eu montei o equipamento corretamente?

Com o sistema Isofix essa margem de erro diminui muito! É claro que o sistema não substitui e não é mais eficaz do que o cinto de segurança (da criança), digamos que ele seja o cinto de segurança do próprio assento.

Com o sistema isofix a instalação do assento infantil é mais rápida e mais segura do que a instalação tradicional. Além do sistema isofix com ancoragem em dois pontos, alguns modelos possuem um 

ponto de apoio extra o Top Tether, que fica na parte superior nas costas do banco.

Sem dúvidas o mais importante aqui é a segurança que o sistema isofix fornece, ele não é somente uma forma mais prática de prender os assentos infantis aos veículos, o sistema isofix também prevê maior estabilidade em caso de impacto. O sistema isofix prende o assento ao chassi do veículo, dessa forma ele consegue manter a mesma constante do veículo. Em caso de frenagem brusca a estabilidade é muito maior com o sistema isofix.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre o Sistema Isofix. 

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou visite nossa loja: http://loja1.bbtrends.com.br/