Como é a volta ao trabalho após a licença maternidade?

Só de pensar em voltar ao trabalho depois de ficar 4 ou 6 meses grudados no seu bebê, dói o coração né? Mas, nós da BBtrends separamos algumas dicas para suavizar o “rompimento”.

 

Converse com o seu bebê e prepare-se!

Mesmo que seu bebê não entenda bem o significado das palavras, explique para ele (e para você mesma) como será a rotina de agora pra frente. Comece a se preparar 1 semana antes e no dia anterior repasse com seu bebê como será o dia de vocês: “você vai dormir e a mamãe vai trabalhar..”  Sempre diga ao seu bebê que você vai voltar pra casa, por exemplo, “você vai para a escolinha e de tarde a mamãe te leva pra casa”.

Começar a entrar na rotina também pode ajudar, comece a ficar algumas horas separada do bebê para que vocês se acostumem.

Acorde seu bebê para avisar que está saindo e se despeça, ou ele vai pensar que você simplesmente desapareceu! Os bebês se acostumam bem rápido a uma nova rotina.

 

Como fica a amamentação?

Os especialistas recomendam que o bebê seja alimentado exclusivamente por leite materno nos 6 primeiros meses de vida. Como a maioria das mamães volta ao trabalho antes desse período, o ideal é o que o leite materno seja retirado com uma bombinha extratora e armazenado. Mas, lembre-se de amamentar seu bebê no peito antes de sair de casa e assim que voltar do trabalho. Durante o dia, você também pode extrair o leite extra e armazenar.

 

Planejamento é a chave!

Planeje-se com antecedência, mesmo que queira muiiito aproveitar todos os segundos perto do seu bebê, planeje sua volta ao trabalho. Com quem o bebê irá ficar?  Com a avó? Na escolinha? Ou com uma babá? Anote suas opções e analise todas as possibilidades, assim você fará a melhor escolha para você e seu bebê ficarem tranquilos e se adaptarem à nova rotina.

 

E o que fazer com a culpa?

Você é mãe! Mas, continua sendo a mesma mulher de sempre. A vida continua e os dois vão sobreviver a isso! Conciliar a vida profissional e a materna não é tão difícil quanto parece, tenha momentos de qualidade com seu bebê, converse com ele, explique a nova rotina e vocês dois irão se adaptar juntos. Não se sinta culpada ou triste por perder momentos importantes, vocês terão muito tempo juntos e se puder, peça para alguém filmar pequenos trechos do dia para que você possa acompanhar a evolução do seu bebê.

 

As fases mudam e as dificuldades também, faça valer a pena!

A saudade do seu bebê nunca terá fim, aproveite os momentos juntos! Acesse bbtrends.com.br